terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Renaldo mira artilharia do Paranaense

O nome Renaldo pode suar estranho, mas, o próprio atleta confessa que se trata de um erro de cartório. Sem ligar para isso, o atacante recém chegado em Prudentópolis já marcou história no futebol paranaense e promete surpreender no Estadual 2010.

Em entrevista ao Página Popular, o atacante admitiu em seu primeiro treino com a camisa do Serrano que um de seus objetivos é tornar-se um dos artilheiros da próxima temporada. Com 39 anos, o jogador do Tigre acredita que a tarefa não será fácil, mas pode atingir uma marca respeitavel na competição. O veterano que brilhou durante os anos 90 e colecionou passagens vitoriosas no início da década nos três grandes clubes da Capital, avisa que tem condições de chegar lá. No último coletivo, o “matador” mostrou sua fome por gols, além de deixar sua marca registrada, ainda sofreu pênalti.

“Eu quero brigar pela artilharia.Tenho uma história muito bonita aqui e quero continuar se destacando no futebol paranaense. Não posso pensar em fazer apenas quatro gols, tenho que pensar na artilharia e com ajuda dos meus companheiros vou buscar esse objetivo”, afirmou Renaldo, que completa 40 anos em março do ano que vem.

Filho ilustre de Cotegipe, pequena cidade no interior da Bahia, o atleta que começou no Atlético-PR, defendeu 19 equipes, e teve sua melhor fase no xará de Minas Gerais, onde foi artilheiro do Brasileirão em 1996, ao lado de Paulo Nunes, ex-Grêmio, com 16 gols. Fora de campo também bate um bolão. Ele é proprietário de um hotel em Goiás e investe no ramo de táxi aéreo em Brasília, fruto dos oito anos atuando na Espanha. O veterano revelou ainda que consegue conciliar a vida de jogador e os negócios sem deixar a família de lado. Sem cogitar encerrar a carreira, Renaldo diz ter planos de se aposentar em um clube do Estado. No empate por 3 a 3 com o Corinthians Paranaense, no domingo à tarde, em Prudentópolis, em sua única chance, fez um dos gols do Serrano. Confira alguns trechos da entrevista.


PP – Seu nome é um tanto exótico para um jogador de futebol. Qual a explicação para o nome Renaldo?

Renaldo - “Foi erro de cartório, porque minha irmã colocou Reinaldo e eu tinha outro irmão gêmeo que se chamava Rivaldo (já falecido). Era Rivaldo e Reinaldo. Então meu pai colocou Renaldo, mas fazer o que né, já aconteceu. Meu irmão também gostava de futebol, quando aparece um na família que gosta de esportes, o resto também gosta”.

PP-Quantos gols planeja marcar no Paranaense?

Renaldo - “Eu quero brigar pela artilharia.Tenho uma história muito bonita aqui e quero continuar se destacando no futebol paranaense. Não posso pensar em fazer apenas quatro gols, tenho que pensar na artilharia e como ajuda dos meus companheiros vou buscar esse objetivo”.

PP -Você é sempre lembrado pela torcida do Atlético Mineiro com um dos maiores artilheiros do clube. Quantos gols marcou durante sua passagem pelo time mineiro?

Renaldo - “Fiz 79 gols”.

PP-Você sempre foi lembrado por ser um ótimo batedor de pênaltis? Já errou algum em um momento decisivo?

Renaldo - “Eu errei dois pênaltis quando atuava no Paraná Clube em 2005. Na época estava uma cobrança danada com mídia em cima questionando por nunca errei pênalti e tava todo mundo querendo pegar meus pênaltis. Até então o único batedor de bola parada do futebol mundial que não havia perdido pênalti era eu. Foi muita pressão e na ocasião eu errei esses dois pênaltis depois de 19 anos de carreira profissional. Acho muito difícil passar tantosanos sem errar pênalti”.

PP - Recorda quantas equipes jogou desde que começou sua carreira em 1992?

Renaldo- Creio que são 11 clubes, contando com o Serrano, ou mais. (N.D.R: foram 19 equipes ao todo).

PP- Planeja se aposentar no ano que vem?

Renaldo - "Meu físico ainda acompanha e estou treinando normalmente com o pessoal. Estou aguentando todo trabalho físico e ainda dá para jogar e mostrar muita coisa no futebol brasileiro até para os mais jovens. Estou aqui para ajudar, fazer meus gols, estou bem fisicamente. Eu tendo essa alegria vou continuar jogando quando puder".

PP- Em que clube pretende se aposentar?

Renaldo - "Quero parar de jogar futebol no Atlético-PR,onde comecei minha carreira, ou no Atlético-MG, onde fiz uma história maravilhosa de gols e o pessoal me adora por lá. São dois times que quero terminar minha carreira".

PP - Como é conciliar a carreira de empresário e jogador, uma que vez que possui negócios em Goiânia e Brasília (onde reside boa parte da família originária da Bahia)?

Renaldo - "Eu tenho um hotel no centro de Goiânia (Umuarama Hotel), um empreendimento muito grande e tenho empresa de táxi aéreo que consegui quando joguei muito tempo fora. O futebol nós traz muitas coisas boas.Então dá para conciliar porque a minha família toma conta, minha esposa e meu sogro. É muita coisa legal que o futebol proporciona para você. Mas, tenho mais alegria no futebol que essas coisas ai".

PP- Planeja se tornar treinador quando se aposentar?

Renaldo - "Já construi minha vida fora de campo, que é maravilhoso, ganho mais fora de campo do que dentro. Então eu quero parar de jogar e não quero mexer com futebol, não quero ser treinador, quero continuar com meus negócios e com minhas coisas. Se for possível ajudar dentro do futebol, eu farei".


Ficha:


Nome: Renaldo Lopes da Cruz

Data de Nascimento: 19/03/1970

Naturalidade: Cotegipe (BA)

Posição: Atacante

Altura: 1,71 cm

Peso: 66 kg

Último clube: Capital FC (DF)

Clubes: Atlético-PR (1992 a 1993), Atlético-MG (1994 a 1996 e 2002), Deportivo La Coruña-ESP (1996 a 1997), Corinthians (1997 a 1998), Las Palmas-ESP (1998 a 2000), Lleida (2000 a 2001), Extremadura (2001 a 2002), América-MG (2002), Paraná (2003 e 2005), Seoul-Coréia (2004), Palmeiras (2004), Coritiba (2005), Naútico (2006), Vitória (2006), Ceilândia-DF (2007), Democrata-MG (2007), Capital-DF (2008 e 2009) e Dom Pedro-DF (2008).


Curiosidades:


o

Como jogador foi artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo clube de Minas Gerais em 1996, juntamente com Paulo Nunes do Grêmio, ambos com 16 gols;
o

Uma de suas especialidades é a cobrança de pênaltis. Ao longo de sua carreira, errou apenas duas cobranças, ambas em 2005;
o

É o 24° maior artilheiro da história do Clube Atlético Mineiro, com 79 gols;

Nenhum comentário:

Postar um comentário