terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Atividades ajudam alunos da APAE




Vinicius em tratamento de fisioterapia
Joaçaba - O calendário pedagógico na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Joaçaba começa no dia 16 de fevereiro. No entanto, as atividades clínicas com os métodos terapêuticos já tiveram inicio este mês.


A entidade oferece aos alunos tratamento com fisioterapia em solo, fonoaudiologia, terapia ocupacional e equoterapia.


Entre os serviços que ajudam no desenvolvimento as pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais, o presidente da Apae, Carlos Alberto Brustolini, destaca a equoterapia, atividade oferecida pela entidade desde 2009, como um dos métodos terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.


O cavalo influencia, através do movimento, o desenvolvimento motor, psíquico, cognitivo e social do praticante. O trabalho psicológico na Equoterapia com o aluno, também promove o seu bem-estar emocional favorecendo o desenvolvimento amplo no convívio com os colegas, familiares e demais pessoas. “Isso melhora toda mobilidade e parte psicológica do aluno, até interfere na qualidade de vida dele”, diz o presidente da entidade.


A procura se acentuou nos últimos anos que a entidade resolveu ampliar o atendimento para 58 alunos. “Dobramos o número de alunos em relação aos anos anteriores. Também dobramos o prazo que era de dois dias para quatro dias durante a semana”, salienta Brustolini, acrescentando que a equipe de profissionais da Apae conta com fisioterapeutas, psicólogos e um domador de cavalos para atender aos alunos.


Há seis meses, o garoto Vinicius Almeida, de 4 anos, que sofre de metabolismo e se tornou um dos primeiros pacientes de uma doença rara em Santa Catarina, faz fisioterapia na clínica da Apae. Ele tem um problema que atrofia os músculos e por isso não pode ingerir nenhum tipo de proteína.


A mãe dele, Eliane Almeida, 29 anos, acompanha a evolução do filho nas sessões de fisioterapia e confirma que com o tratamento, a melhora foi evidente. “Ele está bem melhor, só come alimentação balanceada. Ainda tem seqüelas, mas, segundo os médicos, pode caminhar”, afirma.


O problema de Vinicius foi diagnosticado em dezembro de 2010 após ele passar por uma série de exames de ressonância magnética, em Curitiba (PR). “Aos seis meses de idade, os médicos disseram que ele tinha paralisação cerebral. Mas, meu coração de mãe não se enganou, e me fez acreditar que não era paralisia cerebral. Uma ressonância magnética veio confirmar depois que era um problema metabólico, que só afeta a parte motora”, recorda.


A fisioterapeuta Júlia de Deus Silva, trabalha há sete anos na Apae, e diz que a criança submetida aos tratamentos evolui mais rapidamente. “Ele não apresenta nenhuma deformidade instalada, e esse prognostico é bom. Devido ao estado dele, é normal que crianças nesta idade apresentem alguma deformidade na coluna, pé ou no braço”, examina.

Ciclista joaçabense vai participar das 200 milhas do Uruguai

Funk recebe convite para prova internacional
Joaçaba - O ciclista joaçabense Rafael Funk, de 41 anos, confirmou sua participação na  “Volta Ciclística 200 Milhas”, em Montevidéu, no Uruguai.
O convite para competir na prova sul americana surgiu na semana passada graças ao intercâmbio com competidores gaúchos.
O atleta vai competir pela categoria Máster B (prova que reúne competidores com idade acima dos 40 anos), que será realizada entre os dias 17 e 19 de fevereiro.
O embarque para Montevidéu está previsto para o dia 15 de fevereiro. Será a primeira experiência internacional do ciclista, natural de Joaçaba, mas federado no Rio Grande do Sul, onde compete pela equipe da Acivas/Unimed Vale dos Sinos, que pagará as despesas de viagem de Porto Alegre até a capital uruguaia.
A corrida será dividida em três etapas, com provas de estrada. Após a somatória dos tempos serão definidos os campeões de cada categoria.  
Antes da viagem para o país vizinho, o esportista vai usar a Copa Sul Máster, em Taió, agendada para os dias 11 e 12 de fevereiro, como treinamento visando o torneio continental.
Até a data do embarque, Funk continuará intensificando os treinamentos para encarar seu maior desafio até então.
O atleta quer mostrar serviço, já que a competição vale pontos para a etapa do Campeonato Mundial, que acontecerá, este ano, na Suíça.
“Serão 320 quilômetros para pedalar em três dias de competição e estou fazendo 500 quilômetros por semana”, revelou. Além dos donos da casa, Funk vai competir ao lado de atletas experientes dos Estados Unidos, Argentina e Venezuela.

Saúde inaugura auditório de ESF na quinta-feira

Herval D’Oeste - A partir de quinta-feira (26), a comunidade hervalense poderá usufruir de mais um espaço para realização de reuniões periódicas com pacientes e usuários ligados ao sistema de saúde do município.
É o auditório, que funcionará no segundo piso do posto central de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo Hospital Senhor Bom Jesus, em Herval D’Oeste.
A solenidade de inauguração acontece às 18 horas. O auditório teve a obra iniciada há três meses e ocupa espaço físico de 300 metros quadrados.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Adair Ceron, o local, que estava inativo desde a construção do prédio, comporta em média 120 pessoas.
A reforma foi viabilizada com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 100 mil e mais a contrapartida de R$ 2,8 mil do município. “Fizemos a reforma e iluminação, além da colocação de forro e a cerâmica, deixando um ambiente confortável e de qualidade para os profissionais utilizarem”, afirmou Ceron.
O salão possui amplo espaço para abrigar encontros de grupos de programas desenvolvidos no município como o Antitabagismo, “Mais Saúde” e o “Mexa-se”, além de campo de orientação para pessoas diabéticas e hipertensas. “Esses grupos poderão usufruir de toda estrutura do local”, acentuou o secretário.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ex-VEC acerta com clube de ponta de Portugal

Braga, Portugal - O meio campista Wanderson, de 21 anos, que defendeu as cores do VEC (Videira Esporte Clube) na Série B do Catarinense de 2010, é o primeiro reforço do Sporting Braga para a atual temporada. O jogador foi incorporado ao plantel principal do clube português no Natal passado e já mostra seu valor ao treinador Leonardo Jardim.

Wanderson Miranda Francisco, natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), chegou ao Braga depois de uma passagem pelo Vizela, time da Segunda Divisão do futebol português. O jogador também atuou pelo Terassa, da Espanha, e Dravinja Kostroj, da Eslovénia.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Após anunciar Betinho, Guarani quer contratar goleiro da ADV

White será candidato a vereador pelo PRB
Além de Guerreiro, o presidente do time, Joãozinho White, aposta ainda na contratação do goleiro Nesi
Videira - Sonhando com o bicampeonato da 1ª Divisão do futebol videirense em 2012, o presidente do Grêmio Guarani Universal, João Marcos White Neto, anunciou, na véspera de natal, a lista de prováveis reforços para a disputa do torneio municipal e da Copa Regional, na próxima temporada. Conforme antecipou ao repórter Douglas Torraca, foram contratados seis novos jogadores, que vão reforçar todos os setores da equipe. “Queremos manter a base do ano passado, com algumas renovações”, admitiu o dirigente.
Aposentado das quadras, Betinho, capitão da ADV, é uma das apostas do time para o ataque, setor que deve dar dor de cabeça para o treinador Carlinhos no ano que vem, uma vez que terá que repor peças fundamentais na posição após as prováveis saídas de Cabelo, Iuca e Paulinho. “Minha intenção é contar com os três jogadores, mas, não sabemos se eles irão jogar no clube”, argumentou Joãozinho White.

O habilidoso Diego Tripa, o volante Gauchinho e o zagueiro Douglas, se recuperando lentamente de um acidente de moto, completam a lista de possíveis baixas. Além de Guerreiro, o elenco gremista vai contar em 2012 com o lateral esquerdo Buiú e o meia Sagui, ambos do São Luiz, de Rio das Antas. Outro jogador contratado pelo Índio Guerreiro e conhecido pelos torcedores é o volante Diego, que já atuou pelo clube, em 2010. O centroavante Ronaldo, que estava defendendo o Pinheirinho de Pinheiro Preto, e Deluchi, ex-ADV, também vão reforçar o setor ofensivo da agremiação.

O dirigente gremista também crê no acerto com Nesi, goleiro da ADV. “Entrei em contato com o Betinho para falar com o Nesi. É um bom goleiro, tem experiência e altura”, revelou White. Joãozinho deixou claro ainda que a intenção é montar um elenco copeiro para lutar pelo bicampeonato do Amador e esquecer o frustrante sétimo lugar na última Copa Regional, em que o clube representou o América na competição. “Infelizmente, tivemos uma experiência ruim porque a legislação não permitiu alterar o nome da equipe. Assim, muitos atletas que estavam bastante identificados com o Grêmio Guarani jogaram insatisfeitos. Também tínhamos o melhor time da competição e fomos prejudicados pela arbitragem e por mandar jogos no interior, onde não estávamos acostumados a atuar”, desabafou.
Profissionalização
Em 2008, Joãozinho White e o treinador atual e vice-presidente do clube, Carlos Rosseti, o “Carlinhos”, tiveram a ideia de adquirir os direitos do Guarani, time da Vila Verde, que acabará de subir para a elite videirense. Foi aí que os dirigentes acrescentaram Universal, que significa “Grande Visão”, ao nome original. Sob novo comando, a agremiação ficou em terceiro lugar em 2009 e voltou a repetir o efeito no ano seguinte do Campeonato Amador.
Este ano, após levantar o título inédito de campeão e de forma invicta, a parceria entre Joãozinho White e Carlinhos, alavancada com o aval de 80 empresas da região promete alçar vôos maiores. O dirigente prevê a profissionalização do clube em 2014. "É um trabalho que requer muita cautela e novas parcerias. Contamos com a boa vontade de empresas que dão o suporte necessário para manter a equipe no futebol amador, porém, é uma ajuda ainda irrisória para um time profissional", calcula o máximo mandatário do GGU, que também será candidato a vereador pelo PRB, nas próximas eleições.

Reforma no piso do Medalhão deve custar R$ 200 mil

Videira - Está previsto para o primeiro trimestre de 2012, o início das obras do Ginásio Medalhão, onde serão sediados os jogos da ADV nesta temporada. Isto se a agremiação confirmar a participação na Divisão Especial do Futsal Catarinense, ameaçada por falta de investimentos.
A ideia, segundo dirigentes da Fundação Municipal de Esportes de Videira, é instalar uma quadra com dimensões oficiais, a partir de isopor e com encaixes de borracha para amortecer a queda.


Investimentos de R$ 200 mil


O piso que será implantado no Medalhão é semelhante ao usado no ginásio de Criciúma. “A quadra é macia, quem cair, não irá se machucar. O pessoal do handebol de Videira jogou lá e gostou”, disse Hely de Freitas e Silva, secretário da Fundação de Esportes, em entrevista ao repórter Douglas Torraca.
O valor do piso da obra deve chegar a quase R$ 200 mil junto aos cofres públicos. Uma reforma geral realizada no complexo esportivo este ano já havia custado R$ 300 mil, investidos pelo Ministério dos Esportes. Na ocasião, foram feitos reparos na iluminação, além da instalação de novos sanitários e do portão principal.  

Obras atrasadas
Enquanto isso, as obras do Ginásio do Bairro Amarante, que era para ser entregue no fim de 2010, estão atrasadas. A promessa feita aos líderes locais é de que a obra seja concluída em fevereiro deste ano.